O diferencial gerado por pré-moldados e containers

O mundo moderno está cada vez mais competitivo. Todas as áreas da sociedade estão constantemente se desafiando e procurando inovações para gerar impacto sobre as pessoas – e o mercado de negócios não poderia ser diferente.

Com a finalidade de se destacar sobre os demais, praticidade, custo benefício e tempo são três conceitos que todo empresário brasileiro procura maximizar em seu empreendimento. Todavia, esses pilares podem facilmente se tornar, se mal trabalhados, o gargalo da produção.

Como de costume, a equipe da Base Júnior procurou trazer, nesse artigo, soluções viáveis que possam ser úteis aos nossos parceiros. Dessa vez, focamos naqueles empreendedores que pensam em construir seu local de trabalho futuramente, mas que ainda não estão tão convictos de como fazê-lo respeitando as virtudes dos pilares citados anteriormente.

CONTAINERS

Nessa perspectiva, trouxemos duas soluções construtivas práticas, rápidas e baratas que podem ser úteis aos nossos clientes. Inicialmente, as estruturas em contêiner que apresentam um custo consideravelmente mais baixo quando comparadas a outros métodos construtivos.

De acordo com profissionais especializados, quando comparados a edificações em alvenaria com as mesmas dimensões, um estabelecimento com estrutura em contêiner é, aproximadamente, 85% mais barato. Além disso, os contêineres são elementos estruturais produzidos em indústria, adaptáveis às necessidades fundamentais dos clientes, que chegam prontos para o uso no local desejado e podem ser deslocados com certa facilidade para outros terrenos – fatores que garantem grande praticidade, versatilidade e otimização de tempo aos usuários.

PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO

Ademais, edificações em blocos pré-moldados de concreto estão se tornando cada vez mais frequentes no ambiente construtivo brasileiro. Esses elementos, assim como os contêineres, são fabricados com alto controle de qualidade e já chegam prontos ao local em que a obra está sendo executada. Esses fatores garantem um processo de construção seguro e veloz, com menores gastos na execução ou em possíveis manutenções.

A flexibilidade de layout, aliás, também é característica desse método, pois é possível projetar estruturas com vãos livres maiores, sem interferências de pilares. Além de praticidade e custo benefício, os pré-moldados ainda proporcionam liberdade arquitetônica aos proprietários.

Da mesma forma, como esses elementos não são produzidos no canteiro de obra, o desperdício de materiais é significativamente reduzido. O que é muito importante em uma indústria majoritariamente poluente que tem como base o concreto que é o segundo material mais utilizado no mundo, além da água. E Infelizmente, quanto maior a utilização, mais resíduos são produzidos.

IMPACTO AMBIENTAL

Desse modo, as duas alternativas citadas acima possuem um importante fator em comum: a sustentabilidade. Ambos são métodos de baixo impacto ambiental, uma vez que são fabricados, majoritariamente, por materiais recicláveis. Assim, ao reduzir a quantidade de resíduos produzidos e otimizar o consumo de matéria-prima, os pré-moldados de concreto e os contêineres contribuem para a diminuição dos impactos ao meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida.

Por fim, como se tornou corriqueiro em nossos artigos, procuramos auxiliar os nossos leitores nesse desafiador processo de inovação e de constante busca por melhorias. Como é de costume, tentamos trazer soluções que consideramos viáveis e que possuem potencial de melhorar a vida de todos. E, portanto, acreditamos que as metodologias construtivas citadas anteriormente podem sim impactar e agregar na nossa sociedade – o que, a propósito, basta observar o quão comum se tornaram tais inovações em nossas cidades. Afinal, se o mundo está mudando, é nosso papel nos mudarmos juntos e o mudarmos para melhor.

 

Views: 62

compartilhe nas suas redes sócias

Deixe um comentário

Olá, podemos ajudar?