Quais são os principais problemas dos nossos clientes e como podemos ajudar

Não está fácil. O ano de 2020 ficará marcado como um dos piores da história brasileira e mundial. A pandemia causada pelo novo corona vírus dispensa qualquer contextualização referente às inúmeras perdas que vivemos e que ainda iremos viver. Não obstante, a economia nacional balança nas incertezas globais e as previsões não poderiam ser piores: o Brasil terá o seu menor PIB da década. Isto, na prática, representa um verdadeiro caos ao empreendedor brasileiro. A falência e o fechamento de estabelecimentos comerciais – quiçá o maior medo de um empresário – se tornou uma realidade em nosso país. Pensando nisso, a equipe da Base Júnior elaborou esse artigo que, além de escancarar os problemas cotidianos de um negócio comercial, servirá para auxiliar em todo o processo de organização estrutural de uma empresa.

PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

Nessa perspectiva, iniciamos com aquilo que é comum em todo e qualquer empreendimento fracassado: a falta de planejamento. No mundo moderno, com as inúmeras ofertas de serviços, não há sequer uma área do mercado em que a competitividade não esteja presente. Dessa forma, para que um negócio se sobressaia sobre os demais, planejamento é fundamental. Com a finalidade de alcançar os objetivos estipulados, é dever do empreendedor estabelecer quais serão suas metas mensais e anuais, definir qual será sua projeção de gastos e lucros, quais serão os seus indicadores de produtividade… dentre outros tantos aspectos que, enfim, constituem uma organização estratégica. Para que um empreendedor evite qualquer futura dor de cabeça, traçar o planejamento de sua empresa é essencial. A partir desse entendimento, destacamos, então, a gestão financeira e a gestão de pessoas como os grandes pilares de toda a estrutura organizacional de uma empresa.

GESTÃO DE PESSOAS

Um dos piores equívocos que um empreendedor pode cometer é menosprezar a grande importância que a gestão de pessoas – o popular RH – possui dentro de uma empresa. Para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e evitar qualquer tipo de problema, um empreendedor deve procurar entender e assimilar as particularidades de todos os funcionários que formam a sua equipe. Para que isso aconteça, é necessário compreender que a mão de obra – um dos principais componentes do processo produtivo – é formada, acima de tudo, por pessoas, com suas próprias e diferentes individualidades. É imprescindível que o empreendedor tenha esse discernimento. Para que uma empresa seja próspera, com produtividade e lucro satisfatório, os funcionários devem ser identificados com a empresa e com o trabalho que realizam – e, para que isso aconteça, eles precisam, inevitavelmente, estarem satisfeitos com o ambiente e com as condições de trabalho. Afinal, a relação é mutualística: funcionários felizes trabalham melhor e produzem mais.

PROCESSO ADMINISTRATIVO

Outrossim, não há nenhuma novidade que a grande maioria dos empresários brasileiros sofrem para pagar as contas ao final do mês. Num mundo cada vez mais globalizado e capitalista, abdicar de uma administração econômica eficiente é sinônimo de falência ou suicídio profissional. Com o intuito de evitar esse destino sombrio, alguns conceitos de gestão financeira devem ser aplicados. A título de exemplificação, destacamos a importância de se estabelecer um correto fluxo de caixa para que se possua maior controle das movimentações (entradas e saídas) do capital de giro de um negócio. A correta administração das finanças torna propício que o equilíbrio financeiro seja atingido, o que é imprescindível para o sucesso de uma empresa.

Em outra perspectiva, todo empreender brasileiro encontra nas burocracias estatais um inimigo em comum. Grande parte do lucro de uma empresa é gasto ou descontado em taxas, impostos, leis e normas que, em sua grande maioria, são inúteis. No entanto, um investimento muito importante é o PPCI (Projeto de Prevenção Contra Incêndios), que é um dos serviços prestados pela Base Júnior, para solicitar um orçamento, é só clicar aqui. Como na realidade atual é ilegal operar sem estar em dia com estas, o empresário deve aprender a conviver com esses encargos. Para isso, é necessário sempre incluir no orçamento da empresa todos esses descontos no faturamento, para que o controle financeiro seja feito da maneira mais correta possível. Além disso, existem algumas maneiras para evitar, legalmente, alguns desses impostos. Indica-se, então, buscar auxílio de profissionais que tenham conhecimento sobre essas brechas na lei.

CLIENTE NO CENTRO

Por fim, mesmo que o empreendedor possua um excelente planejamento estrutural, mesmo que tenha diversos conhecimentos e habilidades sobre gestão de pessoas, finanças e impostos, nada será mais importante para o sucesso (ou fracasso) de um negócio do que a satisfação dos seus clientes. Nessa perspectiva, simplesmente não importa o tamanho da qualidade do produto ofertado se o empresário não atende aos desejos, necessidades e expectativas de seus clientes. Parafraseando um outro escritor, um cliente satisfeito é o melhor marketing para uma empresa. Por isso, não deixa o jargão “o cliente sempre tem razão” apenas no papel e trabalhe para valorizá-lo e satisfaze-lo.

Uma maneira de criar no cliente uma sensação de ser estimado é ter no seu estabelecimento comercial ambientes bem planejados e agradáveis. Além disso, um ambiente bem projetado pode proporcionar ao cliente uma melhor circulação e a valorização dos produtos vendidos. Outro ponto importante é que, se sua loja for bem setorizada não serão necessários tantos atendentes para guiar os clientes pela loja.

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