Você já se perguntou o que lhe faz entrar em uma loja nova? O que lhe desperta curiosidade quando decide entrar em um restaurante que não conhecia antes? Para responder esses questionamentos é preciso entender a importância do que é percebido em um primeiro momento nos estabelecimentos: a fachada.
PRIMEIRA IMPRESSÃO
A frente de um estabelecimento é o primeiro atrativo visualizado por quem está na calçada ou na rua. Nos interessamos ou não pelo ambiente, a partir do que vemos nos elementos que compõem a fachada: analisamos, mesmo que inconscientemente, a porta, as imagens que estão expostas, o letreiro, as vitrines. Por isso é importante que o exterior esteja bem produzido, limpo e atrativo para passar ideias positivas do lugar.
IDENTIDADE DA MARCA
Além disso, a fachada é responsável por carregar informações sobre a marca, já que serve como uma ferramenta de marketing que passa ao cliente “uma imagem institucional” da empresa. E conforme aumenta a competição no ramo em que a empresa está inserida, aumenta também a relevância dessa estratégia de marketing, já que, a fachada pode se tornar um diferencial em relação aos seus competidores.
E juntamente com outros projetos arquitetônicos, como o luminotécnico, setorização, layout e interiores, a fachada pode ajudar a gerar uma experiência única para o cliente.
CONSTÂNCIA NA MENSAGEM
É de extrema relevância compreender que a identidade da loja é apresentada ao consumidor a partir da comunicação visual. Para determinar o estilo da comunicação visual que você deve abordar em sua fachada, devem ser observados os seguintes pontos:
- segmento da loja;
- perfil do consumidor e;
- filosofia de atendimento estabelecida.
A fachada, vitrine, recepção e o lobby (ambiente da entrada) são áreas que precisam estar esteticamente integradas e transparecer a intenção do estabelecimento, através de uma comunicação visual adequada e eficiente.
Ademais, essas áreas precisam mostrar aos possíveis clientes de forma clara que tipo de produto ou serviços são comercializados no local. Além disso, é importante que os produtos expostos sempre contenham os respectivos preços.
CHAMANDO A ATENÇÃO
Um bom exercício para saber se a sua fachada é atrativa, é olhar ela pelo outro lado da rua, se colocar no lugar do seu possível cliente, analisar o aspecto da sua loja pelos olhos do nicho em que você foca. Ao atravessar a rua, observe sua loja de lá e veja se ela passa as ideias positivas citadas anteriormente e se ela se destaca em meio às outras.
Se ela não se destaca, não tem uma boa comunicação visual e não chama a atenção, você deve procurar a ajuda de um arquiteto. Com o apoio desse profissional, é possível encontrar a melhor forma de cativar pedestres, motoristas e passageiros, ou seja, pessoas expostas a comunicação visual estabelecida pela fachada.
PESQUISA DE INTENÇÃO DO PÚBLICO
De acordo com a pesquisa de público, realizada pela Base Júnior no início de 2020, é possível perceber que há um aumento expressivo da possibilidade de o cliente entrar em um determinado estabelecimento depois da reforma da fachada. Isto porque a visibilidade do estabelecimento foi ampliada após a reforma, possibilitando não só a valorização dos elementos e produtos expostos na vitrine, como também conhecimento do estabelecimento pelas pessoas que antes não o notavam.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre as vantagens que uma boa fachada pode te trazer? Nos chame e vamos lhe ajudar.