Segundo a lei n° 13.425 sancionada e regulamentada em 2017, o PPCI é obrigatório para praticamente todas as edificações, devendo ser projetado por um profissional capacitado e registrado.
Estão isentas de PPCI as residências unifamiliares, e também, as residências unifamiliares localizadas em edificação com ocupação mista de até 2 pavimentos (desde que as ocupações possuam acessos independentes), e propriedades destinadas a atividades agrossilvipastoris.
Se você veio aqui para entender mais sobre o projeto de combate a incêndio, veio no lugar certo!
Qual é a importância do PPCI para o seu negócio?
O PPCI (Plano de Proteção e Prevenção Contra Incêndio) tem por objetivo proporcionar maior segurança às pessoas através de diversos mecanismos, que não necessariamente evitará qualquer dano gerado por fogo, mas que irá combatê-lo. É importante, inclusive, estar sempre com o PPCI em dia por uma questão de segurança e não somente por exigências legais. Caso não contratado o plano, poderá acarretar problemas judiciais ao proprietário ou responsável de um imóvel.
No projeto, são especificados os locais onde é necessário contar com unidades extintoras devido à existência de risco de incêndio, saídas de emergência levando em consideração o número de pessoas que frequentam o local entre outras especificidades presentes na Resolução Técnica de Transição – 2017.
Existem três formas de regularização mediante o Corpo de bombeiros: o PPCI (versão completa), PSPCI (versão simplificada)e o CLCB (certificado de licenciamento) e também há três níveis para risco de incêndio: alto, médio e baixo.
Então qual projeto é adequado à minha edificação?
Elencamos a seguir as três formas de manter o seu negócio dentro das normas de proteção e prevenção contra incêndios, para que, desta forma, transtornos possam ser evitados, e você possa compreender melhor em qual situação o seu estabelecimento se enquadra.
– PPCI
A sigla PPCI é a abreviação de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, um processo que contém os elementos formais, que todo proprietário ou responsável pelas áreas de risco de incêndio e edificações deve encaminhar ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul – CBMRS.
– PSPCI
PSPCI é um processo que contém um conjunto reduzido de elementos formais, em função da classificação de ocupação, carga de incêndio e uso da edificação, que dispensa a apresentação do PPCI – em conformidade com Lei Complementar e Resolução Técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – RTCBMRS. Achamos importantíssimo ressaltar que além de atender todos os requisitos da Resolução Técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul – RTCBMRS, a edificação não pode possuir inviabilidade técnica a legislação atual.
Para se enquadrar como PSPCI a edificação deve atender aos requisitos abaixo:
- Classificação com grau de risco baixo ou médio;
- Área total edificada de até 750m²;
- Até 3 (três) pavimentos;
- Edificações enquadradas nas divisões F1 e F12, com até 1.500m² e até 3 pavimentos.
– CLCB
Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros – CLCB – é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul certificando que a edificação foi enquadrada nos requisitos abaixo e encontra-se devidamente regularizada junto ao Corpo de Bombeiros.
- Ter área total de até 200m² (duzentos metros quadrados);
- Possuir até 2 (dois) pavimentos;
- Ser classificada com grau de risco baixo ou médio;
- Não se enquadrar nas divisões F-5, F-6, F-7, F-11, F-12, G-3, G-4, G-5 e G-6, e nos grupos L e M;
- Não possuir depósito ou áreas de manipulação de combustíveis, inflamáveis, explosivos ou substâncias com alto potencial lesivo à saúde humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio, tais como peróxidos orgânicos, substâncias oxidantes, substâncias tóxicas, substâncias radioativas, substâncias corrosivas e substâncias perigosas diversas;
- Não possuir mais de 26kg (vinte e seis quilogramas) de GLP;
- Não possuir subsolo com área superior a 50m² (cinquenta metros quadrados).
Todas as informações foram retiradas do site dos Bombeiros – RS.
Fonte: https://www.bombeiros.rs.gov.br
Está precisando de algum desses projetos? Acesse www.basejr.com.br/servicos e marque uma visita!