As vantagens do Light Steel Frame

Conheça um sistema construtivo que vem ganhando espaço no Brasil e possui muitas vantagens no projeto e na execução da obra para deixar pra trás os tradiconais sistemas construtivos de alvenaria.

Como funciona?

Light Steel Frame é uma forma de construção em que a estrutura é suportada por perfis de aço, não existindo pilares nem vigas de concreto, como o usual. Assim, toda a estrutura de tijolos e concreto é substituída por uma estrutura em aço galvanizado. A vedação pode ser feita com placas de madeira, cimentícias ou de gesso, o que pode garantir um alto isolamento térmico e acústico ao ambiente, além da agilidade de acabamento, por já possuírem superfícies lisas e prontas para a aplicação do revestimento. Depois de acabado, não é possível identificar diferenças entre edificações construídas em Light Steel Frame e construções de alvenaria tradicional.

Nesse sistema os perfis de aço são produzidos de acordo com o projeto arquitetônico e só são levados para o canteiro de obras no momento em que a obra inicia. Por isso, este tipo de construção costuma ser mais organizado e possui uma melhor gestão dos resíduos, não existindo entulho, o que torna este sistema ecologicamente correto, gera o mínimo de desperdício de material, o aço pode ser reciclado e a água só é necessária na execução das fundações.

Além disso, por ser industrializado, o tempo de obra pode ser cerca de um terço do tempo das construções tradicionais. Outra vantagem é que construções feitas em Light Steel Frame apresentam durabilidade e resistência maiores que as convencionais, sendo mais resistentes à vendavais e terremotos, por exemplo.

Instalações elétricas e hidrossanitárias

Em uma construção tradicional tem-se a necessidade de quebrar paredes para passar os dutos e eletrodutos, o que gasta mais tempo e desperdiça material, enquanto que nas construções metálicas não há nada disso. As instalações são executadas antes da aplicação da vedação, enquanto só existe a estrutura metálica.

Os perfis de aço são facilmente furados para dar passagem para os dutos e eletrodutos, podendo estes serem adaptados da maneira que for necessário, e só depois dessas instalações estarem finalizadas é que a vedação é colocada. Além de simplificar a execução destas instalações, a manutenção também é muito mais fácil, barata e limpa neste sistema.

Panorama nacional

No Brasil a construção em Light Steel Frame ainda é relativamente pouco utilizada, já que esse sistema ainda apresenta um custo maior, além de necessitar de mão de obra e empresas especializadas. Mas nos últimos anos tem-se utilizado com mais frequência em construções que buscam maior agilidade, menor tempo de obra e em projetos comerciais que tenham maior investimento.

Sendo assim, é notável como obras em Light Steel Frame são muito mais sustentáveis, organizadas e rápidas, entre outras vantagens que possuem sobre as construções tradicionais de alvenaria, por isso esse sistema é muito popular em outros países, como nos Estados Unidos. Nos próximos anos, com o barateamento desta tecnologia, o sistema Light Steel Frame só deve ganhar mais espaço na construção civil, tornando-se uma excelente alternativa para quem procura construir a casa própria ou estabelecimento.

A Base Jr realizou o Projeto Elétrico para esta casa (imagem abaixo) em Light Steel Frame, que está sendo construída no Bairro Camobi em Santa Maria. Quer saber mais? Acesse www.basejr.com.br

compartilhe nas suas redes sócias

Deixe um comentário

Olá, podemos ajudar?